Comum na gravidez, rinite gestacional desaparece logo após o parto

 

Comum na gravidez, rinite gestacional desaparece logo após o parto

16
maio

Para as mamães de primeira, segunda ou terceira viagem, uma palavra que sempre estará no vocabulário maternal será a prevenção. Isso porque as gestantes devem redobrar os cuidados com a saúde, já que não podem fazer uso da maioria dos remédios. Mas no caso da rinite gestacional, é uma situação difícil de evitar. Segundo os especialistas, até um terço das gestantes relatam piora dos sintomas durante a gravidez.

De acordo com o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Diego Malucelli, a causa mais comum é a hormonal, e o incômodo acontece principalmente nos meses finais da gestação, desaparecendo em poucos dias após o parto.

“A causa mais comum da rinite gestacional é hormonal. Ela acontece principalmente pelo aumento dos níveis de estrogênio e também a progesterona, que podem aumentar a vasodilatação local do nariz pelo aumento do sangue circulante e que ocorre fisiologicamente na gravidez”, explicou o otorrino.

Rinite gestacional X resfriado
Na rinite gestacional o principal sintoma é a obstrução nasal. Já nos resfriados, além da obstrução, existem outros sintomas como coriza, espirros, dor de garganta, febre e tosse. “Vale lembrar, ainda, que o tempo de duração do resfriado é mais curto”, lembra Diego.

Se a mulher, antes de engravidar, já tiver rinite, é muito provável que durante a gestação os sintomas sejam mais intensos.

Como tratar a rinite gestacional?
De acordo com o otorrino, é possível, sim, tratar a rinite gestacional, mas sempre com acompanhamento médico, e jamais fazer a medicação por conta própria.

“Sabemos que as gestantes não podem fazer uso da maioria dos medicamentos, principalmente nos três primeiros meses de gestação, justamente pelo risco de malformação do bebê. Mas alguns sprays nasais estão liberados ao uso, como as soluções contendo cloreto de sódio nas concentrações de 0,9% a 3%. No entanto, é importante que o médico otorrinolaringologista e o obstetra conversem com a futura mamãe e verifiquem a real necessidade da medicação”, ressaltou o especialista.

Lembrando que não é permitido o uso de descongestionantes nasais em nenhum período da gestação.

É possível evitar a rinite gestacional?
Infelizmente não, mas segundo o doutor Diego, o uso regular de soro fisiológico nasal ajuda muito durante a gestação, assim como a prática de exercícios físicos regulares.


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

A mudança te muda
Minha mãe é supermetódica: tudo tem que ser do jeito que ela planejou, às vezes com horas, dias ou até…
Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?
Oi doutor(a), tudo bem? Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o…
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Oi doutor(a), tudo bem? Entra ano, passa ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais concorridos dos vestibulares…