Respirar pela boca pode desencadear alterações no crescimento da face

 

Respirar pela boca pode desencadear alterações no crescimento da face

17
abr

Você respira pela boca ou pelo nariz? Talvez nunca tenha reparado com muita atenção nisso, afinal de contas, o ato de respirar é praticamente uma ação involuntária do ser humano. Mas qual é o modo correto? De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dharyemne Pucci de Araújo, a respiração correta se dá pelo nariz.

“O nariz tem a função de preparar o ar respirado para o seu contato com o pulmão. É nele que as impurezas da poluição são retidas em sua maior parte, e é também onde ocorre a umidificação e aquecimento do ar respirado. Quando respiramos pela boca, além de não termos a preparação do ar, ocorrerá o ressecamento da mucosa oral, gerando desconforto significativo”, explicou a especialista.

A respiração nasal também tem importante papel no desenvolvimento da face. É através dela que ocorre o remodelamento ósseo adequado, permitindo o crescimento proporcional da face e o desenvolvimento correto dos seios paranasais.

Problemas ao respirar pela boca
É bom ficar atento ao modo de respirar, principalmente ainda na infância. Para a otorrino, a respiração pela boca pode acarretar alterações no crescimento da face como a hipoplasia de maxila, o palato ogival, alterações de arcada dentária e o alongamento do rosto que, em longo prazo, são consequências que podem necessitar de correção cirúrgica e uso de aparelhos ortodônticos.

Outro ponto importante que a especialista ressaltou são as inúmeras alterações que podem desencadear a respiração oral. “Podemos destacar algumas transitórias como a obstrução nasal decorrente de resfriados, e outras que podem ser crônicas quando associadas a rinites alérgicas ou não, hipertrofia adenoideana e amigdaliana, desvios de septo nasal obstrutivos e insuficiência de válvula nasal”, acrescentou a especialista.

Quem respira pelo nariz evita várias problemas e tem uma qualidade de vida melhor.


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

A mudança te muda
Minha mãe é supermetódica: tudo tem que ser do jeito que ela planejou, às vezes com horas, dias ou até…
Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?
Oi doutor(a), tudo bem? Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o…
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Oi doutor(a), tudo bem? Entra ano, passa ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais concorridos dos vestibulares…