Oi doutor(a), tudo bem?
Dia desses fiz essa pergunta pra minha mãe: mãe, o que faço? Alguns segundos mudos no telefone, já característicos dela, e a resposta: ué, você escreve, você é jornalista. Fui mais a fundo: ok, mãe, mas o que exatamente faço com as clínicas e médicos que trabalho? Ela respondeu: “providencia entrevistas pra TV, rádio…”
Mães, como não amá-las?! <3 Gostei da resposta dela. Um tanto quanto criativa. Porque, de fato, “providencio entrevistas”.
O principal objetivo da assessoria de imprensa é fazer o elo entre o médico/clínica/consultório e os meios de comunicação. Ou seja, sempre que uma TV, rádio, jornal ou site precisar entrevistar um médico de determinada especialidade, é por meio da assessoria de imprensa que ele vai conseguir essa entrevista. Quem faz esse papel é o assessor de imprensa, que é praticamente o porta-voz da empresa neste momento.
Então, segundo minha mãe, posso me considerar uma pessoa que “providencia” entrevistas.
Mas “providenciar” entrevistas não é uma tarefa tão simples. Não basta enviar qualquer sugestão de pauta para os veículos. Temos que nos atentar ao valor do conteúdo e principalmente ao contexto. Jornalista precisa de pautas de cunho informativo, alguma novidade referente à área, esclarecimento de informações para a população. Mera propaganda irá diretamente para a lixeira do e-mail…
Nada contra propaganda paga – ela é importante e a publicidade agradece!, mas na assessoria de imprensa, o foco é o conteúdo de qualidade!
Tem alguma dúvida sobre a assessoria de imprensa para médicos ou quer receber um orçamento? Entre em contato comigo!
Até a próxima!