O que NÃO é assessoria de imprensa?

 

O que NÃO é assessoria de imprensa?

29
jul

Fazendo uma breve pesquisa no Google, é possível encontrar vários conteúdos mostrando o que é o serviço de assessoria de imprensa, como funciona, por que contratar (inclusive, já falei sobre a importância dela – dá um clique aqui).

Mas não encontrei um conteúdo sobre o que NÃO é a assessoria de imprensa. Porque existem muitas dúvidas sobre essa área de divulgação.

Então, quero inaugurar esse assunto levantando alguns pontos sobre o que o médico ou qualquer outro tipo de cliente precisa saber e o que ele NÃO vai encontrar na assessoria de imprensa.

Vamos lá?

1) A assessoria de imprensa NÃO é propaganda do cliente.
Se quiser propaganda, precisa fazer publicidade – e cuidado que na Medicina há várias regras sobre publicidade médica, segundo o Manual da Publicidade Médica do CFM – Resolução CFM nº 2.336/23 (acesse aqui o Manual).

A assessoria de imprensa tem o objetivo de fortalecer a marca do especialista com a imprensa e o público, e de forma espontânea gerar credibilidade e autoridade. O foco não será o médico em si, mas sim o conhecimento dele no assunto.

Então, sendo mais específica para a área médica, que é o foco aqui, se a assessoria de imprensa já não é a propaganda do cliente, na medicina não teria jeito mesmo de ser.

2) A assessoria de imprensa NÃO é um serviço com resultado imediato.
Sim, estou sendo bem sincera para não frustrar as expectativas de ninguém, e sempre falo isso nas reuniões que faço quando apresento o serviço.

Me lembro que com o meu primeiro cliente na área médica, demorei quase quatro meses para emplacar uma pauta num veículo de destaque. Conseguia apenas alguns portais e ficava nisso. Mas ao longo dos meses mantive a constância no envio das sugestões da pauta e depois os resultados deslancharam.

A assessoria de imprensa é a construção de relacionamento e oferecimento de boas pautas ao jornalista. E relacionamento demanda tempo, confiança, bons temas e boas fontes.

3) A assessoria de imprensa NÃO vai render inserções na mídia o tempo todo.
Não é porque você contratou um assessor de imprensa, o mais requisitado do mercado, o top das galáxias, que seu cliente vai sair na mídia o tempo todo, toda semana. Existem várias editorias (Moda, Cultura, Saúde, Empresa, Economia, Esportes, Cidades, etc.) e infinitos temas dentro de cada uma dessas editorias. Só da Saúde são centenas e centenas.

Só para se ter uma ideia, são 55 especialidades médicas reconhecidas pelo CFM. Já imaginou as dezenas e dezenas de temas que podem ser abordados em cada uma das especialidades?

Em muitos casos, as pautas podem ser ótimas, abordando assuntos do momento, aproveitando datas/semanas específicas, mas se o veículo não quiser abordar, não vai abordar e ponto final. Tem que ter paciência e continuar sugerindo bons temas.

4) A assessoria de imprensa NÃO vai te colocar no Fantástico imediatamente.
Repare que comentei “imediatamente” porque isso pode acontecer sim, claro! Inclusive, já atendi uma médica que concedeu entrevista lá e foi muito importante essa inserção tanto para ela quanto para mim. Se quiser conferir, dá uma olhada aqui.

Mas voltando, é claro que os grandes veículos são o foco dos clientes. Aparecer em rede nacional é o desejo da grande maioria, mas talvez seja importante pensar no micro e depois no macro. Quem sabe trabalhar bem a exposição regional seja o primeiro degrau para chegar no topo (nível nacional).

Ou talvez não: se você atender um cliente que só oferece um determinado produto para uma região específica, não fará muito sentido ter a divulgação de forma nacional.

O importante é manter a regularidade no envio das pautas e estreitar o contato com os jornalistas.

Assessoria de imprensa: trabalho de formiguinha
Anos atrás, quando eu ainda atendia clientes gerais, um colega comentou comigo:

Eu acho que a assessoria de imprensa pode dar um bom resultado pro meu produto, é algo novo no mercado, pode render algumas boas matérias. Então, a minha ideia é sair no PEGN, Exame, esses grandes, sabe?

Brinquei que sim, sabia, e que ele e a torcida do Flamengo gostariam de sair nesses veículos!

Entende que o querer, na assessoria de imprensa, não é necessariamente o poder? Existe um longo caminho até chegar lá, e esse caminho precisa ser construído com o tempo.

Gosto de resumir o trabalho da assessoria de imprensa como um trabalho de formiguinha. Já ouviu essa expressão? É aquele trabalho que tem que ser feito um pouquinho a cada dia, devagar e sempre.

A área de saúde, em especial a médica, pode render pautas a todo momento, mas nem sempre isso será concretizado. Como já comentei anteriormente, é preciso paciência – uma hora os resultados mais expressivos começam a aparecer. 

Nosso foco é trabalhar pautas interessantes, que possam se tornar notícia e tirar dúvidas da população, utilizando os conhecimentos do especialista para enriquecer o tema abordado.

Leia também:
:: Os bastidores da vida de um assessor de imprensa

:: Por que contratar uma assessoria de imprensa? 

 

 


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

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