Como reduzir os efeitos do início do horário de verão no nosso corpo

 

Como reduzir os efeitos do início do horário de verão no nosso corpo

26
out

Depois de muito vai e vem, agora está confirmado: o horário de verão 2018/2019 começa no dia 04 de novembro, e os estados participantes deverão adiantar os relógios em 1h.

Mas o novo horário levanta torcida dos dois lados: alguns amam e outros não suportam os dias mais longos. O fato é que, gostando ou não, é preciso se adaptar à nova rotina pelos próximos meses, mesmo porque o corpo sofre um pouco com essa alteração e isso acaba impactando nosso relógio biológico. Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Dharyemne Pucci de Araújo, em média, o corpo irá se acostumar ao novo horário em aproximadamente uma semana, mas cada um tem seu ritmo.

“O problema de adiantar o relógio em 1h é que não conseguimos dormir uma hora mais cedo, logo, dormiremos menos. Consequentemente, no dia seguinte, ficamos mais sonolentos, irritados e desatentos”, comentou a especialista.

Quem dorme mal pode se mostrar mais irritado, estressado e com menor capacidade de concentração durante o dia, o que vai incidir diretamente na memória. A falta de um sono de qualidade gera alterações de humor e causa irritação.

Vale lembrar que uma das maiores preocupações com o início do horário de verão é o aumento de acidentes de trânsito e de trabalho, consequência da sonolência gerada por 1 hora a menos de sono.

Como se adaptar ao horário de verão
De acordo com Dharyemne, durante a última semana de ‘horário velho’, a dica é dormir todo dia, em média, 15 minutos mais cedo. No entanto, para quem não conseguir ir para a cama mais cedo, é importante seguir algumas dicas valiosas para uma boa noite de sono e, consequentemente, para um dia menos preguiçoso.

“Para termos uma boa qualidade de sono e facilitar a adaptação ao novo horário, é importante evitar alimentos e bebidas estimulantes, como a cafeína e o álcool, principalmente após as 16h-17h. Além disso, para que tenhamos sono é necessário que nosso organismo libere a melatonina, hormônio indutor de sono, e isso acontece quando o dia começa a escurecer. Sendo assim, se possível, a dica é reduzir as luzes de casa a partir das 18-19h e evitar mexer em celular, tablets e assistir à TV. Tudo isso pode auxiliar na indução do sono”, esclarece a médica.

Dica da vovó
Gostando ou não do horário de verão, o jeito é se adaptar, já que ele se estenderá até meados de fevereiro de 2019. E nessas horas, vale recorrer também a uma dica das avós, que pode ajudar.

“O leite morno pode ter efeito auxiliar na indução do sono: ele contém triptofano, que é precursor da melatonina, mas a dose é pequena. Mesmo assim, o ritual na preparação do leite tem como principal efeito o relaxamento, e este sim terá efeito valioso para chamar o sono”, finalizou a especialista.

Quais estados adotam o horário de verão?
Atualmente, os estados que adotam o horário de verão são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Sobre Dharyemne Pucci de Araújo
Dharyemne Pucci de Araújo é formada em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná (Fepar), com especialização em Otorrinolaringologia no Hospital Angelina Caron. Possui título de especialista conferido pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Fez fellow (observer) em Medicina do Sono e Plástica Facial no Changi General Hospital, em Singapura, e está cursando Capacitação Médica em Medicina do Sono do Instituto do Sono de São Paulo. Também é preceptora de Otorrinolaringologia no Hospital Cruz Vermelha.

Sobre o Hospital Otorrinos Curitiba
O Hospital Otorrinos Curitiba é a mais nova referência no atendimento da área de otorrinolaringologia da capital paranaense. Inaugurado em setembro de 2015 no bairro Mercês, o hospital possui estrutura moderna, excelente localização, tecnologia de ponta e profissionais altamente renomados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes.

Em outubro de 2017, foi inaugurado o moderno Centro Cirúrgico, localizado na ala anexa. Com capacidade para realizar três cirurgias ao mesmo tempo, o Centro Cirúrgico conta com quartos e enfermarias, e oferece total segurança e conforto aos pacientes que necessitarem de procedimentos na área de otorrinolaringologia e demais especialidades.

O Hospital Otorrinos Curitiba possui horário de atendimento diferenciado: de segunda a sábado, das 8h às 22h, domingo, das 8h às 19h, feriados, das 8h às 20h. Para maior comodidade dos pacientes, possui estacionamento no local.

O hospital atende aos seguintes convênios:Unimed, Amil, Agemed, Bradesco Saúde (somente consultas eletivas), Evangélico Saúde, Fundação Copel, Fundação Sanepar, ICS, Saúde Caixa, Voam e particular.

Serviço:

Hospital Otorrinos Curitiba

Rua Doutor Roberto Barrozo, 1381, 1º andar – Mercês

Telefone: (41) 3335-0302

Site: www.otorrinoscuritiba.com.br

Facebook: www.facebook.com/OtorrinosCuritibaPR/

 


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

O que NÃO é assessoria de imprensa?
Fazendo uma breve pesquisa no Google, é possível encontrar vários conteúdos mostrando o que é o serviço de assessoria de…
As emoções do “Divertida Mente” na vida do assessor de imprensa
Eu poderia dizer que a vida de assessor de imprensa é chique como o nome – já comentei aqui que…
Substituindo o porta-voz aos 47min do 2º tempo
O bastidor de hoje vai contar a palpitação no meu coração minutos antes de a entrevista ir ao ar numa…