Você respira pela boca ou pelo nariz? Talvez nunca tenha reparado com muita atenção nisso, afinal de contas, o ato de respirar é praticamente uma ação involuntária do ser humano. Mas qual é o modo correto? De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba, Dharyemne Pucci de Araújo, a respiração correta se dá pelo nariz.
“O nariz tem a função de preparar o ar respirado para o seu contato com o pulmão. É nele que as impurezas da poluição são retidas em sua maior parte, e é também onde ocorre a umidificação e aquecimento do ar respirado. Quando respiramos pela boca, além de não termos a preparação do ar, ocorrerá o ressecamento da mucosa oral, gerando desconforto significativo”, explicou a especialista.
A respiração nasal também tem importante papel no desenvolvimento da face. É através dela que ocorre o remodelamento ósseo adequado, permitindo o crescimento proporcional da face e o desenvolvimento correto dos seios paranasais.
Problemas ao respirar pela boca
É bom ficar atento ao modo de respirar, principalmente ainda na infância. Para a otorrino, a respiração pela boca pode acarretar alterações no crescimento da face como a hipoplasia de maxila, o palato ogival, alterações de arcada dentária e o alongamento do rosto que, em longo prazo, são consequências que podem necessitar de correção cirúrgica e uso de aparelhos ortodônticos.
Outro ponto importante que a especialista ressaltou são as inúmeras alterações que podem desencadear a respiração oral. “Podemos destacar algumas transitórias como a obstrução nasal decorrente de resfriados, e outras que podem ser crônicas quando associadas a rinites alérgicas ou não, hipertrofia adenoideana e amigdaliana, desvios de septo nasal obstrutivos e insuficiência de válvula nasal”, acrescentou a especialista.
Quem respira pelo nariz evita várias problemas e tem uma qualidade de vida melhor.