Sempre que ouvimos falar em protetores auriculares, é comum nos lembrarmos de pessoas que trabalham em locais com grande barulho (na construção civil e em aeroportos, por exemplo) e que precisam utilizar esses pequenos objetos no ouvido, a fim de proteger a audição.
Mas se o objetivo é reduzir o barulho, seja porque o local onde você mora é movimentado ou até mesmo para ajudar a dormir ou a estudar, saiba que os protetores auriculares podem ser boas soluções para abafar ou diminuir os ruídos.
Segundo o otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Diego Malucelli, os protetores auriculares vão funcionar de acordo com o objetivo e o ambiente em que a pessoa está.
“Os protetores auriculares são ótimas ferramentas para ajudar a reduzir o barulho. Nos casos em que é indicada a eliminação do som externo, muitas vezes é orientado o uso do protetor auricular de espuma ou moldável, além do protetor auditivo tipo abafador”, explica o otorrino.
O recomendável é usar um protetor auditivo nos ambientes ruidosos com o objetivo de reduzir o som e proteger as células ciliadas da cóclea. A exposição frequente ao ruído pode gerar uma PAIR – Perda Auditiva Induzida por Ruído.
Como colocar o protetor auricular corretamente
É importante colocar corretamente o protetor auricular para que ele cumpra com a função de reduzir o barulho e não prejudique a pele nem o ouvido.
“Se colocado da forma errada, por exemplo, pode haver descamação da pele, irritação e infecção, justamente pela falta de higiene”, completou Diego. Por isso, algumas dicas são importantes:
– Protetores tipo fone: colocar nas orelhas, procurando cobrar o pavilhão;
– Protetores tipo espuma: com uma mão, pegue o protetor. Com a outra, puxe a orelha para cima e um pouco para trás, introduza o protetor no conduto auditivo até aproximadamente a última camada ou escama do protetor.
Os protetores auriculares são de uso individual, e é importante limpá-los ou até mesmo lavá-los após o uso.
Valores
O preço dos protetores auriculares vai variar de acordo com o modelo. Existem modelos a partir de R$ 0,60 até aproximadamente R$ 250.
“É necessário saber para qual situação e ambiente será utilizado o protetor, e geralmente nas embalagens encontramos as informações. Na dúvida, sempre procurar um especialista ou um profissional que trabalhe diretamente com esses equipamentos de proteção, além de ler as instruções das embalagens”, reforça o especialista.
Causas da perda auditiva
Além da exposição constante a ruídos, há diversas doenças que podem causar perda de audição, tais como doenças infecciosas agudas por vírus e bactérias, infecções crônicas associadas à presença de tumores, doenças metabólicas como diabetes e hipertensão, e também, em menor frequência, as doenças autoimunes.
É importante, ainda, ficar atento ao uso dos fones de ouvido. Os problemas causados pelo seu mau uso tendem a aparecer alguns anos mais tarde, o que faz com que os jovens não percebam a gravidade do uso incorreto deste aparelho.