Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?

 

Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?

28
jan

Oi doutor(a), tudo bem?

Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o primeiro receituário que encontrar pela frente. Isso já aconteceu comigo, já aconteceu com você e ainda irá acontecer muitas outras vezes – em alguns casos o atraso foge do nosso controle. É trânsito, é chuva, é reunião que se prolongou, é filho na escola, é de tudo um pouco.

Mas quando o assunto é atraso em consulta médica – e já ouvi isso de vários amigos – , o comentário é praticamente unânime: “também, né, o médico se atrasou e me atendeu com 45 minutos de atraso. Acho um absurdo. Porque se eu chegar com 5min de atraso já perco meu horário”. Concordo. Também sou paciente. Todos somos, em algum momento!

Há uns três anos tive uma experiência bem ruim com isso. Certa vez fui a uma consulta e a médica se atrasou incrivelmente 1h30 [UMA HORA E TRINTA MINUTOS]. Isso mesmo, 1h30! (já era paciente dela, ela já tinha se atrasado outras vezes, mas ok, continuei com ela!). Só não fui embora na ocasião porque já havia agendado há mais de dois meses e como já tinha perdido praticamente um bom tempo de trabalho, que diferença faria uns minutos a mais? Detalhe que nas vezes anteriores era da mesma forma, sempre se atrasava, mas não tanto assim. Pra resumir: depois dessa não voltei mais – acho que me cansei! -, e procurei outro especialista. O tempo é precioso!

Sei que a agenda é apertada, alguns pacientes demandam mais tempo na consulta, mas é preciso entender que todos têm horário. Todos, sem exceção. Longe de querer a pontualidade britânica, mas respeitar horários é fundamental. É a imagem do médico que também está em jogo. Lembre-se que pontualidade é critério de qualidade no atendimento, por isso, vale a pena tentar aparar as arestas quando o assunto é cumprimento de horário.

Onde está o problema?
Se algo está dando errado e há mais atrasos na agenda do que horários certos sendo cumpridos, é preciso verificar onde está o furo.

– os pacientes estão sendo agendados a cada 5min? Isso realmente não vai funcionar. Reveja a agenda;

– você tem chegado ao consultório às 8h45 sendo que o primeiro paciente está marcado para às 8h? Veja se seu despertador está te acordando mesmo, ou se a ‘soneca’ insiste em durar minutos a fio…;

– você se atrasou bastante pra atender o paciente, e ele foi lá no Facebook, te xingou, mandou e-mail, falou que era uma falta de respeito e quis chamar até o papa pra resolver a situação. Bom, você precisará contornar o caos. Uma dica é entrar em contato com o paciente, pedir desculpas pelo transtorno e oferecer o dia/horário mais próximo que tiver na agenda. A consulta era particular? Não cobre desse paciente! Era pelo plano? Dependendo da especialidade, dá para ver algum brinde, amostra grátis de algum creme, algum desconto em tratamento estético. O paciente certamente voltará e verá que você se importou com ele.

– revise sua agenda semanal, sempre que possível. Às vezes é um paciente antigo, e você sabe que pode demorar mais o atendimento para ele.

– sempre confirme a agenda um dia antes. Às vezes a consulta está marcada há meses, e talvez nem mesmo o paciente se lembre disso. E você, paciente (todos nós!), se não puder ir à consulta, ligue e cancele; assim você libera horário, beneficia outra pessoa, e todo mundo sai ganhando!

:: Por que você deve contratar uma assessoria de imprensa?

:: Assessor de imprensa é quem providencia entrevistas


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

A mudança te muda
Minha mãe é supermetódica: tudo tem que ser do jeito que ela planejou, às vezes com horas, dias ou até…
Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?
Oi doutor(a), tudo bem? Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o…
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Oi doutor(a), tudo bem? Entra ano, passa ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais concorridos dos vestibulares…