Acne também pode afetar homens e mulheres na fase adulta

 

Acne também pode afetar homens e mulheres na fase adulta

27
mar

A acne não é um problema que afeta apenas os adolescentes – cerca de 90% de ambos os sexos. Na vida adulta, o problema também pode prejudicar homens e mulheres. Nelas, o principal fator é hormonal; neles, o excesso da produção de sebo. Segundo a dermatologista da Clínica Neoderme e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Luz Marina Hannah Grohs, a acne é uma das doenças de pele mais comuns que existem.

“A acne um distúrbio da unidade pilossebácea, que envolve a glândula sebácea. São mais comuns na face, mas podem aparecem também nos ombros, costas e peito. Os principais sintomas são os comedões (cravos), lesões com pus, nódulos e cistos inflamados, que podem gerar dor e deixar cicatrizes”, explica a especialista.

Em muitos casos, quando cravos e espinhas aparecem, a primeira atitude é ‘espremê-los’. No entanto, isso é contraindicado pelos médicos. “O ato de manipular as espinhas, além de não resolver o problema, acaba piorando a inflamação já existente dentro do folículo, aumentando o risco de manchas e cicatrizes na pele por conta da piora da inflamação. O tratamento correto da acne garante controle de inflamação e consequentemente clareamento das manchas”, aconselha Hannah.

Prevenção
Além da higienização correta da pele, cuidar da alimentação ajuda na melhora do quadro. “Ter uma alimentação balanceada, evitando o excesso de carboidratos, ajuda a ter uma pele com menos acne. Recentemente foi elucidado o mecanismo pelo qual a dieta rica em carboidratos piora a acne. A ingesta de carboidratos simples gera um aumento da glicemia do sangue e consequentemente aumenta a produção de insulina. A insulina no fígado estimula a produção do hormônio IGF-1, que ao se ligar nos receptores celulares da pele, estimula inflamação da acne”, lembra a especialista.

Além disso, quem tem pele oleosa precisa de cuidados especiais. A limpeza deve ser feita com sabonetes leves, de preferência com pH adequado (5,5), e água morna ou fria. Outra dica é evitar a lavagem em excesso – máximo de duas vezes ao dia -, usar filtro solar e hidratantes específicos para pele oleosa.

Principais tratamentos
Para o controle da acne, a dermatologista indica o uso de sabonetes, filtros solares, hidratantes adequados para pele oleosa e retinoides tópicos, sendo que estes medicamentos auxiliam na uniformização da pele e na regularização da produção sebácea.

“Além disso, antibióticos orais da classe das tetraciclinas são utilizados com ação antiinflamatória e antimicrobiana por um período curto (1-3 meses no máximo). Para casos extensos ou mais graves lançamos mão da isotretinoína, medicamento que revolucionou o tratamento da acne, porém totalmente contraindicado quando há possibilidade de gravidez, pois pode causar graves danos ao feto”, lembra a dermato.


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

A mudança te muda
Minha mãe é supermetódica: tudo tem que ser do jeito que ela planejou, às vezes com horas, dias ou até…
Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?
Oi doutor(a), tudo bem? Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o…
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Oi doutor(a), tudo bem? Entra ano, passa ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais concorridos dos vestibulares…