Uso do soro fisiológico ajuda a prevenir a sinusite

 

Uso do soro fisiológico ajuda a prevenir a sinusite

04
mar

Pressão ou dor facial, obstrução nasal, dor de cabeça, tosse e sensação de ouvido tapado. Esses são alguns dos sintomas da sinusite, inflamação da mucosa que reveste os seios da face. De acordo com a otorrinolaringologista do Hospital Otorrinos Curitiba Leila Crisigiovanni, medidas simples como o uso do soro fisiológico ajudam a prevenir o problema.

“O soro fisiológico nasal é uma das maneiras mais práticas e baratas de se prevenir a sinusite e outras doenças respiratórias. Ele ajuda a remover o excesso de secreção, promovendo a limpeza nasal. Além disso, é indicado o uso de sprays nasais que devem ser escolhidos de acordo com a patologia apresentada e sempre com orientação médica”, aconselha a otorrino.

Em épocas de baixa umidade relativa do ar, é preciso redobrar a atenção. Segundo a doutora Leila, o ideal é se manter hidratado e deixar a casa sempre limpa. “Tomar bastante água e limpar as narinas com soro fisiológico são algumas das principais dicas. Outra orientação é deixar a casa sempre ventilada e higienizada. Quanto ao uso de vaporizadores e bacias de água principalmente na hora de dormir, é permitido, porém é importante lembrar que o ambiente não deve ficar úmido demais, já que ele favorece o crescimento de fungos, bactérias e ácaros”, resume a especialista.

Rinite ou sinusite?
Muitas vezes confundida pelos pacientes, a especialista aproveitou e lembrou a diferença entre as duas patologias tão comuns na primavera. “A sinusite é uma doença dos seios da face, que pode ser causada por um agente etiológico, por exemplo, uma bactéria ou fungo, ou por alguma obstrução desses seios, como um pólipo. Já a rinite é uma doença da mucosa nasal. Há vários tipos de rinite, sendo a alérgica a mais conhecida e as virais muito comuns nessa época do ano”, explica.

Caso o paciente tenha rinite e não faça o tratamento adequado, é possível evoluir para sinusite. “Se não houver tratamento, a rinite pode desencadear a sinusite, pois a rinite causa um edema na mucosa nasal dificultando a drenagem das secreções nasais”, esclarece a otorrino.

Tratamento
De acordo com a doutora Leila, a sinusite tem boa evolução. No entanto, podem ocorrer complicações em virtude de uma agressividade exacerbada do agente infeccioso, da vulnerabilidade do sistema de defesa, de alteração da estrutura da cavidade paranasal ou da presença de agravantes ambientais. “Embora isso seja raro, a infecção pode se espalhar para regiões próximas, contaminando garganta, boca, dentes, órbita, cérebro”, lembra.

Outros tipos de prevenção
Além do soro fisiológico já citado para a prevenção da sinusite, também é aconselhado o uso de antibióticos, corticoide, descongestionantes e até procedimentos cirúrgicos para o tratamento de uma sinusite mais prolongada. “Mas é sempre importante consultar um médico otorrinolaringologista, que é o profissional mais adequado para o tratamento e diagnóstico das doenças do ouvido, nariz e garganta”, finaliza.


 

 

 

A GD Assessoria Médica é comandada por Geziane Diosti, jornalista formada pela PUC-PR, com mais de dez anos de experiência profissional na área de comunicação, em especial assessoria de imprensa, produção de conteúdo para sites, mídias sociais e comunicação corporativa. Já teve passagens pelo Grupo RBS como redatora dos portais hagah, Guia da Semana e ObaOba, além de Kakoi Comunicação, M&C Comunicação e e-governe.

Categorias

Últimas Notícias

A mudança te muda
Minha mãe é supermetódica: tudo tem que ser do jeito que ela planejou, às vezes com horas, dias ou até…
Atraso na consulta médica: é possível melhorar isso?
Oi doutor(a), tudo bem? Quem nunca se atrasou para um compromisso que atire a primeira pedra – ou rasgue o…
Por que contratar uma assessoria de imprensa?
Oi doutor(a), tudo bem? Entra ano, passa ano, o curso de Medicina continua sendo um dos mais concorridos dos vestibulares…