Oi doutor(a), tudo bem?
Semanas atrás recebi via LinkedIn uma mensagem de uma profissional da área de psicologia. Ela parece estar montando seu consultório e gostaria de algumas dicas de comunicação para a empresa dela.
Achei bem legal esse contato pois muitas vezes as pessoas querem começar algo, mas não sabem como dar o primeiro passo. Eu, você e certamente a maioria das pessoas já passou por isso. Então, resolvi listar sete tópicos que julgo importante – pelo menos nessa área de comunicação, relacionamento e atendimento:
1 – defina seu público: que tipo de paciente sua clínica vai atender? Só adultos? Adultos e crianças? Público em geral?;
2 – estabeleça suas principais áreas de atuação. Pegando o exemplo da clínica de psicologia: transtorno depressivo? Luto? Problemas de relacionamento? Ansiedade? Etc;
3 – vai atender só particular ou planos de saúde também? Se for só particular, já defina o valor da consulta;
4 – use a linguagem adequada para se comunicar com o seu público, seja na consulta com o paciente e principalmente nas redes sociais. Ex.: será só o público infantil? Pense que nesse caso você deverá falar com os pais no mundo virtual, afinal de contas – em tese! – crianças não têm Facebook nem Instagram ou não sabem lidar com isso;
5 – Deixe os termos técnicos da sua área para artigos e outras coisas mais específicas. Transforme sua especialidade numa ciência acessível a todos, que explique os problemas e que ajude os outros;
6 – O bom funcionamento de uma clínica depende de diversos fatores. Além dos ótimos profissionais, higiene, organização e ambiente aconchegante, uma das portas de entrada da clínica será o atendimento. Então, priorize um bom atendimento telefônico, na recepção e por e-mail. Ao mesmo tempo que a clínica pode ganhar pacientes por essas vias, ela também pode perdê-los;
7 – Use as redes sociais com sabedoria. Elas são ótimas ferramentas para divulgação dos profissionais da saúde. Só verifique com seu Conselho o que pode ou não ser divulgado – o CRM, por exemplo, tem várias restrições.
A maioria das dicas que listei ajudam a traçar uma estratégica de comunicação/relacionamento/atendimento, mas não devem ser levadas em consideração apenas no início do planejamento do consultório/clínica: elas devem ser aprimoradas a cada dia!
Mãos à obra?
Leia também:
:: De onde surgem as ideias para as pautas?
:: Por que contratar uma assessoria de imprensa?
:: Segundo minha mãe, eu providencio entrevistas!